Biópsia de Próstata com Fusão de Imagens

biopsia.png

A biópsia de próstata guiada por ultrassonografia transretal é o exame de escolha no diagnóstico definitivo do câncer de próstata. Ela é indicada e realizada nos pacientes que apresentam alteração no exame de toque da próstata e/ou na elevação dos valores de PSA no sangue.

A Ressonância Magnética ( Multiparamétrica) da próstata é uma ferramenta recente que auxilia a determinar a necessidade de realização de biópsia da próstata. Além disso, ela é capaz, quando positiva, de indicar qual região da próstata, dentre as áreas suspeitas de câncer, tem maior chance de estar acometida.

A biópsia de próstata com fusão de imagens da ressonância é capaz de mapear, durante a biópsia transretal, a região suspeita da ressonância com ajuda de um software e um sistema de GPS, possibilitando ao urologista a coleta de fragmentos específicos dessa área, elevando a acurácia do exame. Além de aumentar a confiabilidade do exame, diminui a chance de ser necessário realizar biópsias adicionais.

 

O procedimento é indicado nos pacientes que necessitem realizar biópsia de próstata convencional e que possuam alteração na ressonância de próstata. É realizado em caráter ambulatorial, com retorno precoce das atividades habituais.

É muito importante, para conseguir os melhores benefícios,  procurar um urologista habilitado e experiente na técnica.

 

sirio.jpg
oswaldo cruz.png
nove de julho.png
sao luiz.jpg

Dr. Rafael Sakata

Urologista Especialista em Câncer de Próstata