top of page

Entenda o Câncer de Bexiga

bexiga.jpg

O câncer de bexiga é um tumor que ocorre com uma frequência elevada após os 60 anos de idade em homens e mulheres, na proporção de 3:1.  O seu surgimento esta relacionado a fatores exógenos e genéticos associados. O principal fator é o hábito de fumar, pois está presente em cerca de 40% dos casos de câncer de bexiga. Os fumantes tem uma chance 4 vezes maior de desenvolver este tipo de câncer. 

O principal sintoma nos paciente acometidos por essa doença é a presença de sangue na urina, podendo ser acompanhada de dor ou de alteração do padrão urinário. Entretanto, muitos pacientes são diagnósticados em exames de rotina, como por exemplo ultrassonografia ou tomografia computadorizada em que se identifica um nódulo ou lesão na bexiga.

 

O diagnóstico definitivo dá-se com uma biópsia da bexiga, que muitas vezes é realizada através de uma raspagem da lesão com ajuda de um aparelho acoplado a uma câmera, introduzido pela uretra  sem a necessidade de cortes. Esse método minimamente invasivo pode  ser o tratamento definitivo. Tratamentos adicionais, como remoção complete da bexiga (cirurgia via robótica), terapias intra-vesicais, radioterapia e quimioterapia podem ser necessários em casos específicos. Sua escolha vai depender das características do tumor, condições do paciente e experiência do urologista, mas com boas chances de cura

Dr. Rafael Sakata

Urologista Especialista em Câncer de Bexiga

bottom of page